Leonardo continua acumulando horas de teste de voo em seus protótipos AW609, com o P4. O P5, o primeiro protótipo em conformidade com a produção, está atualmente em montagem e planejado para voar ainda este ano.

O quinto protótipo do programa tiltrotor AW609 de Leonardo está em fase de conclusão final nas instalações de montagem do fabricante nos EUA na Filadélfia, e espera-se que faça seu primeiro voo ainda neste verão do hemisfério norte. O P5, a primeira aeronave em conformidade com a produção, foi visto com suas asas acopladas à fuselagem, enquanto a sexta fuselagem – que está programada para ser a primeira aeronave de produção, destinada ao cliente de lançamento Bristow está atrás dele, esperando as asas.

Enquanto a construção das duas aeronaves será concluída em uma extremidade da linha de montagem da família de helicópteros AW119, incluindo a nova variante TH-73, o novo treinador da Marinha dos EUA, a produção futura do AW609 será movida para um hangar recentemente adquirido próximo, usado anteriormente para armazenamento de aeronaves corporativas, que acomodará melhor o AW609 de asas fixas.

Foto: Leonardo