Leonardo Helicopters renomea Kopter SH09 como AW09

 

A Leonardo Helicopters e sua subsidiária suíça, Kopter, renomearam o helicóptero monomotor SH09 como Leonardo AW09. Enquanto se prepara para voar o mais recente protótipo P4 entre setembro e novembro deste ano, a empresa agora espera concluir a certificação de tipo para o modelo por volta do final de 2022 ou início de 2023.

A reformulação da marca foi revelada quase exatamente um ano depois que o italiano Leonardo concluiu a aquisição da Kopter, sediada na Suíça. Em vez de apresentar os três dígitos padrão para a aeronave AW de Leonardo, o novo nome do produto tem apenas dois dígitos, com o terceiro substituído pelo símbolo da pá do rotor usado por Kopter como um arco para a cruz na bandeira suíça.

De acordo com Michele Riccobono, diretor de tecnologia da Kopter, o protótipo P4 agora em construção incorporará algumas alterações de design não divulgadas da aeronave P3 existente, que este ano completará sua contribuição para os testes de voo. O P3 já registrou mais de 40 horas de voo desde que passou por algumas alterações de configuração em janeiro, incluindo melhorias na cabeça do rotor principal e na caixa de câmbio, um mastro do rotor estendido, melhorias nos controles de voo e a integração do conjunto de aviônicos Garmin G3000H.

O P4 será usado para verificar e consolidar os resultados do trabalho com o P3 antes de ser empregado para coletar os dados necessários para a certificação da EASA. Ele será acompanhado mais tarde por um protótipo PS5.

Foto: Leonardo Helicopters

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn