Lynx da Leonardo comemora 50 anos

 

O helicóptero Lynx de Leonardo completou 50 anos este mês. A aeronave fez seu primeiro voo em 21 de março de 1971, da fábrica de Westland em Yeovil, no Reino Unido, e apresentava tecnologias novas na época, incluindo lâminas do Programa de Rotor Experimental Britânico (BERP). Um Lynx modificado quebrou o recorde mundial de velocidade de helicópteros em 11 de agosto de 1986, marcando uma velocidade de 400 km/h.

Mais de 500 helicópteros da série Lynx foram produzidos posteriormente e permanecem em serviço em nove países realizando uma variedade de missões, incluindo guerra anti-superfície, guerra anti-submarina, campo de batalha, busca e resgate, proteção costeira e utilitários leves.

A versão atual da aeronave, o AW159, é usada em desdobramento a bordo pela Marinha Real Britânica e foi atualizada com aviônicos totalmente integrados e suíte de missão, juntamente com um processador tático e interface homem-máquina derivada de militares. Outros países que atualmente usam o Lynx incluem Brasil, Malásia, Portugal e África do Sul.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn