United quer usar aeronaves eVTOL para transporte entre aeroportos

 

A United Airlines anunciou hoje (10/02) que planeja usar aeronaves eVTOL para transportar até quatro passageiros de e para seus principais aeroportos centrais. Em um anúncio conjunto com seu parceiro regional Mesa Airlines, a aérea disse que pretende adquirir até 200 unidades do modelo totalmente elétrico da Archer Aviation, que a startup da Califórnia espera obter a certificação e entrar em serviço em 2024.

O valor do negócio de até US$ 1,5 bilhão representa um preço unitário para o eVTOL de US $ 7,5 milhões. Fundada em 2020, a Archer disse que pretende operar a própria aeronave, junto com parceiros não especificados.

Um comunicado da United Airlines disse que vai adquirir a aeronave "assim que estiver em operação e atender aos requisitos operacionais e comerciais da United".

O anúncio de hoje descreveu o acordo como "de colaboração" para "estreita cooperação entre a United Airlines e a Archer em uma abordagem de comercialização que enfatiza a tecnologia existente e design elegante para facilitar aprovações regulatórias e fabricação eficiente, culminando em uma experiência de luxo em ponto de custo de entrega.”

Archer disse que vai revelar um protótipo em escala real ainda este ano. A empresa projetou a aeronave, que terá um piloto a bordo, para voar até 100 km a velocidades de até 240 km/h.

De acordo com a United, usar o Archer eVTOL para uma viagem entre Hollywood e o Aeroporto Internacional de Los Angeles cortaria pela metade as emissões de carbono de cada passageiro em comparação com uma viagem de automóvel, com base nos números médios de ocupação de veículos dos EUA.

Foto: Divulgação

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn