Airbus coloca em teste de vôo o terceiro jato A380

O terceiro protótipo do jato Airbus A380 efetuou com sucesso seu primeiro vôo de teste, durante 3 horas sobre a região sul da França. Durante o vôo, todos os sistemas foram verificados assim como o denominado envelope de vôo. Os testes efetuados foram semelhantes aos de uma aeronave de série. Este avião juntou-se aos outros dois A380 que já efetuaram 440 horas em 120 vôos. Todos os três aviões estão dotados de turbinas Rolls Royce Trent 900. Enquanto os dois primeiros A380 estão dotados de pesada instrumentação de testes, o terceiro avião tem menor quantidade de instrumentos. Depois de completar as medições, o aparelho vai voar para Hamburgo, onde receberá uma cabine de passageiros completa. Ele será empregado para desenvolvimento e homologação dos sistemas de cabine e de carga, para os vôos iniciais de longa distância a serem feitos com pessoal da Airbus, além de testes de compatibilidade em aeroportos. Os primeiros testes foram feitos com sucesso em Frankfurt.
Dois outros A380 se juntarão ao programa de ensaios, um que será equipado com instrumentação leve e será usado em vôos de prova em rotas, e o outro iniciará os testes em vôo com as turbinas Engine Alliance GP 7000.
Os testes em vôo estão evoluindo bem visando a homologação no último trimestre de 2006 e para as primeiras entregas a serem feitas à Singapore Airlines. 04/11/05

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn