As pinturas especiais da TAM

A empresa aérea paulista notabilizou-se por utilizar seus aviões durante um certo tempo, especialmente na segunda metade da década de 90, para promover uma maior comunicação com o público viajante, através de pinturas especiais em suas aeronaves. A estratégia de marketing começou timidamente após a o tetracampeonato de futebol conquistado nos Estados Unidos, quando os jatos Fokker 100 que até então eram a espinha dorsal da frota passaram a ostentar um sorriso verde amarelo na dianteira da cabine de comando. Ao final do ano de 94, o gorro do Papai Noel também foi aplicado acima das janelas de comando dos jatos holandeses. Uma outra tentativa não aproveitada foi feita na semana da páscoa de 1995, mas o visual aplicado ao jato acabou não correspondendo às expectativas e o projeto não foi lançado. Entretanto, esta forma de comunicação passou a ser mais percebida no final daquele ano, quando todos os jatos da Tam passaram a ostentar as frases ?Te amo? e ?Feliz 96? aplicadas na fuselagem. A idéia foi aproveitar o nome da empresa e adicionar apenas as vogais ?e? e ?o?, que posteriormente foram retiradas ficando apenas a frase feliz 96. Aliás, neste mesmo ano de 96, a Tam foi premiada pela revista americana Air Transport World, recebendo o título de ?companhia aérea regional do ano? e para comemorar o evento, a empresa criou um visual especial que foi aplicado em um Fokker 100, que privilegiava a cor azul em toda a fuselagem com a adição do título ?number 1? em branco e amarelo. Coincidentemente, este jato acabou sendo perdido em um acidente dramático em São Paulo no fim do mês de outubro, depois de voar cerca de seis meses com este visual. No final de 96, a Tam acabou utilizando outros jatos para comunicar-se com o público, tanto para informar novas rotas, como para divulgar o telefone de reservas, o endereço da página na internet e, além disso, o visual de outro Fokker apresentado, contemplava dezenas de estrelas douradas aplicadas sobre toda a fuselagem, com a frase no leme desejando ?boas festas?. Já outro foi pintado com as cores da bandeira brasileira de forma estilizada e anunciava a comemoração dos vinte anos de operações da empresa aérea. Durante o ano de 1997, o programa continuou com a divulgação do Museu de Arte Moderna em mais um jato, com um visual bastante criativo e a aplicação de outro esquema comemorativo de melhor companhia aérea, oferecido pela revista Exame, na fuselagem de outra aeronave, onde a marca Tam era apresentada na cor dourada. Neste mesmo ano, um projeto de curtíssima duração foi a divulgação da marca de cerveja Budweiser em mais um Fokker 100, entretanto, devido ao pouco tempo de exposição, existem poucos registros fotográficos deste visual. Em 1998 e 99, a campanha de marketing continuou juntamente com os primeiros testes de mudança da pintura dos aviões da companhia e nesse período, foram apresentados os visuais que comemoravam as festas juninas, a semana da criança, o natal e ano novo, a inauguração do vôo internacional para Miami e novamente o Museu de Arte Moderna foi objeto de divulgação em um Fokker 100 de forma semelhante ao anterior, porém já nas novas cores adotadas pela companhia, que não foi a escolha definitiva, durando menos de dois anos e onde a característica principal era o logo da empresa em vermelho sobre o azul da cauda, mas já sem as faixas vermelhas. Em 1999, os vôos para Paris também foram anunciados através do Fokker 100 e no ano 2000, com a apresentação do atual esquema de pintura privilegiando as cores vermelha e branca, um outro Fokker foi vestido para comemorar os 500 anos do Brasil, da mesma forma que outro foi apresentado alguns meses depois, para lembrar da chegada da primavera. Outras idéias criativas para lembrar a passagem da páscoa e a chegada do fim de ano, também foram apresentadas entre 2000 e 2001, que adotaram principalmente a utilização de cartoons, além das bandeiras brasileira e alemã que foram apresentadas na fuselagem de um Airbus A320, anunciando a inauguração do vôo para Frankfurt. Desde então, este recurso de marketing não foi mais utilizado ostensivamente nas aeronaves da Tam, o que esperamos não seja uma decisão definitiva. Para ver outras imagens de pinturas especiais da empresa, acesse a galeria de fotos número 18.

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