ATR planeja novo turboélice para 2030

A ATR está se preparando para lançar o Evo, uma nova variante híbrida-elétrica de sua família de turboélices mais vendida, que reduzirá o consumo de combustível em 20% em relação aos modelos atuais. Previsto para 2030, o Evo terá hélice de oito pás, uma cabine renovada, além de outras melhorias no sistema da aeronave. ATR Os acionistas da ATR, Airbus e Leonardo, aprovaram o início dos estudos de viabilidade do empreendimento, o que deve permitir o lançamento do programa em 2023.

Como parte desse processo, a empresa emitiu um pedido de informações (RFI) aos principais fornecedores de motores, buscando um novo motor turboélice para a aeronave. Isso deve incorporar a tecnologia “mild hybrid”, diz Stephane Viala, vice-presidente sênior de engenharia, que usará baterias e um motor elétrico para complementar o motor convencional durante as fases de decolagem e subida. Isso permitirá que o tamanho do motor térmico seja melhor otimizado, diz ele. O novo motor também deve ser capaz de funcionar com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

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