O transporte corporativo da Unex

Em outubro de 1997, uma nova empresa surgiu no mercado aeronáutico com uma proposta de serviços bastante inovadora. Com o nome de Universal Express Linhas Aéreas Ltda., ou simplesmente Unex, o Grupo Combraero colocava, à disposição de grandes corporações industriais, econômicas e outras, uma empresa especializada em transporte aéreo para executivos e pessoal administrativo. Esse serviço, chamado de fretamento corporativo, também foi oferecido para transportar grupos musicais, agremiações esportivas amadoras e profissionais e, efetivamente, fez muito sucesso, pois a Unex oferecia um atendimento bastante diferenciado, que variava desde a personalização dos aviões até o alto índice de qualidade nos serviços de bordo. Utilizando dois ATR-42 na versão quick-change (mista de carga e passageiros), que anteriormente haviam operado na Pantanal, a empresa estendeu o braço de suas operações também para o ramo de cargas, ao fechar um contrato com a gigante americana Fedex, para transportar as cargas desta empresa entre as cidades de Campinas e Porto Alegre.

No seguimento charter, a Unex trabalhou em conjunto com várias operadoras de turismo e realizou diversos vôos partindo das cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre e Curitiba, com destino à cidade turística de Caldas Novas. Outros fretamentos foram dirigidos para as cidades de Búzios e Angra dos Reis.
Apesar dos bons resultados obtidos em mais de um ano de operações, a Unex foi surpreendida, no início de 1999, com a ampla desvalorização da moeda brasileira, que afetou fortemente a economia e todos os contratos feitos em dólar. Como o valor do leasing dos seus dois aviões era bastante alto, em vista das aeronaves serem relativamente novas, a opção mais viável foi devolvê-las para o arrendador e procurar no mercado outras de leasing mais baixo. Isto acabou não acontecendo, porque o mercado de transporte corporativo praticamente desapareceu em razão da recessão econômica e, com este panorama, não havia mais condições para o reinício das atividades. Ao longo de suas operações, a empresa chegou a atender mais de 200 clientes espalhados pelo Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn