O vôo do gigante

O primeiro jato Airbus A380 a voar pousou no aeroporto de Blagnac em Toulouse, França, após completar com grande sucesso o seu primeiro vôo em 3 horas e 54 minutos e marcar mais uma página na história da aviação comercial mundial. O vôo do grande jato foi capitaneado em conjunto por Claude Lelaie, vice-presidente sênior da Divisão de Vôo e pelo piloto chefe de testes e vice-presidente do fabricante Jacques Rosay. Os outros tripulantes foram Fernando Alonso, vice-presidente da Divisão de Vôos e Engenharia de Testes em Vôo e por dois outros engenheiros de testes de vôo, Jacky Joye e Manfred Birnfeld e pelo engenheiro de testes Gérard Desbois. Com o prefixo F-WWOW, o avião está equipado com quatro turbinas Rolls-Royce Trent 900. Após o pouso, os

comandantes confirmaram que o novo avião e as turbinas se comportaram como estava previsto. Foi um vôo inaugural muito bem sucedido e eu gostei de cada um de seus momentos. Existe ainda uma série de coisas a serem feitas, mas após esta primeira experiência podemos realmente sentir o potencial dessa nova máquina. E até no solo, como sentido antes nos testes iniciais, o A380 se comporta tão facilmente como qualquer outro avião. Os sistemas e as turbinas Rolls-Royce também se comportaram de forma muita boa, disse Jacques Rosay. Logo após o início do vôo ficamos impressionados com a facilidade de pilotagem do avião, que esteve de acordo com o que havíamos sentido no simulador. Não temos dúvidas que qualquer piloto de avião se sentirá em casa no A380. Pudemos ainda apreciar os novos itens da cabine de comando, incluindo interatividade, mostradores verticais, novas interações que fazem o trabalho da tripulação mais fácil e

eficiente. E gostaria ainda agradecer aos pilotos das empresas clientes que contribuíram para o projeto, completou Rosay. Em seu primeiro teste, o A380 decolou com um peso de 421 toneladas, o maior já obtido por avião civil. Durante o vôo, que sobrevoou o Sudoeste da França, os seis tripulantes exploraram o envelope de vôo do avião que se mostrou conforme esperado. Eles testaram a pilotagem do A380, tanto pelas leis de controle direto como normal, com o trem de aterragem baixado e recolhido, com flaps e slats em todas as posições em altitude de cruzeiro. Eles fizeram uma avaliação inicial do nível de conforto nos pisos principal e superior, confirmando que a cabine de passageiros é muito silenciosa e o vôo suave. O vôo inaugural, durante o qual todos os objetivos de testes em vôo foram alcançados, marca o início de uma rigorosa campanha de testes envolvendo cinco A380, e cerca de 2.500 horas de vôos. Ela culminará com a homologação do grande jato, seguida por sua entrada em operação no segundo semestre de 2006, com a companhia aérea Singapore Airlines. A extensão e o rigor do programa de testes do A380, no solo e em vôo, permitirão uma entrada em serviço suave e sem problemas. O novo modelo tem capacidade para transportar até 800 pessoas, o que reduzirá o os custos de operação por passageiro. Em seu modelo padrão com três classes, o A380 terá 555 assentos, mas as companhias aéreas poderão escolher a distribuição do espaço, variando entre 480 e 800 o número de lugares.

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