Sites e apps disponibilizam a comunicação entre pilotos e controladores de voo

Com o mundo cada vez mais conectado surgiram nos últimos anos algumas ferramentas interessantes para acompanhar o que acontece em tempo real nos aeroportos espalhados pelo planeta. Além de câmeras que transmitem “ao vivo” pousos e decolagens nos mais variados aeroportos (Youtube: Canal Golf Oscar Romeo) e aplicativos para acompanhamento dos voos, pode-se também ouvir a comunicação entre os pilotos e controladores de voo, para saber o que acontece a cada segundo.

No site www.liveatc.net ou pelo app LiveATC Air radio (disponível para download nas plataformas IOS e Google Play), é possível ouvir este tipo de comunicação nos principais aeroportos dos cinco continentes. Conectado, pode-se escolher a localidade em que deseja ouvir a transmissão aeronáutica na parte superior à esquerda (Airport/ARTCC code). Basta digitar o código do aeroporto (exemplos: SBBR – Brasília, KJFK – Nova Iorque, KLAX – Los Angeles, EHAM – Amsterdã, RJAA – Tóquio) e clicar em LISTEN (ouvir). São diversas frequências dos Controles de Aproximação (Arrival), Controles de Saída (Departure) e Torres nos Aeroportos (TWR).

Ideal para entusiastas da aviação, rádio-escutas e profissionais da área que desejam aprimorar o inglês técnico aeronáutico, o  LiveATC ainda oferece uma ferramenta de busca do aeroporto por continente, através do “Browse Feeds”, que facilita à procura.

Outros dois sites recomendados são dedicados exclusivamente a comunicação do tráfego aéreo brasileiro (www.aeroescuta.com.br e www.trafegoaereo.com). Neles, é possível acessar por exemplo a fonia do Controle Visual de São Paulo na frequência 129.5, Coordenação de Helicópteros na cidade em 127.35, Torres de Controle dos aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Guarulhos, Centros de Controle (Cindactas) em Brasília, Curitiba, Recife, entre outros. Interessante acompanhar o áudio com os aplicativos FlightRadar24 ou Radarbox pelo PC, tablete ou celular, que mostram em tempo real o deslocamento de aviões e helicópteros na localidade escolhida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn