Como os alimentos são preparados em um avião?

 

Todos nós já comemos a bordo de um avião. Embora a qualidade varie bastante entre as aéreas e as suas classes, o manuseio e o cozimento são muito semelhantes.

A maior parte da preparação das refeições das companhias aéreas é feita antes do voo, no solo. As companhias aéreas preparam suas próprias refeições ou, mais comumente, contratam um fabricante para fornecê-las. Isso varia entre os países, com muitas empresas diferentes oferecendo esses serviços.

A LSG Sky Chefs por exemplo, atende, só na unidade de Frankfurt, a várias companhias aéreas, produzindo 85.500 refeições por dia. Ela também opera a maior instalação de lava-louças da Europa – o equipamento de servir é reutilizado, mas todos os alimentos que não são usados ​​são descartados.

Os alimentos são projetados para serem reaquecidos. As instalações locais preparam, cozinham e embalam grandes quantidades de refeições. Dependendo do tipo de alimento, após o cozimento, ele será resfriado ou congelado até ser reaquecido a bordo (geralmente dez horas após o preparo). Muitos alimentos, incluindo a maioria das carnes, são cuidadosamente cozidos parcialmente. O processo de reaquecimento assumirá a parte final do cozimento.

Depois de preparado, geralmente em um local do aeroporto ou certamente nas proximidades, o alimento resfriado é carregado na aeronave. Isso parece simples, mas é um enorme desafio logístico, com milhares de refeições em centenas de voos, todos precisando ser carregados em um curto período de tempo.

Uma vez a bordo, o alimento resfriado precisa ser aquecido nos fornos da aeronave. Cada tipo de prato terá instruções para seu reaquecimento e preparo. Para a maioria das refeições econômicas, o reaquecimento simplesmente ocorre na bandeja fornecida. Para refeições mais luxuosas na cabine premium, eles geralmente são reaquecidos em uma bandeja fornecida e, em seguida, transferidos para outros pratos para servir.

Os fornos de uma aeronave são fornos de convecção especializados com aquecimento de alimentos por ar quente. As refeições são colocadas em bandejas no forno. A maioria das refeições leva cerca de 20 minutos para aquecer e, claro, são aquecidas e servidas em lotes.

Foto: Lufthansa

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn